• Programa Estado Solidario
  • Informações sobre a COVID-19
  • Use máscara contra o Coronavírus!
  • Ajude a localizar o Coronavírus

Notícias

02/06/2021 16:29

SEI recebe professor Wilson Gomes para falar sobre Comunicação, Sociedade e Big Data

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento, recebe na próxima sexta-feira (4) o professor Wilson Gomes, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) para falar sobre o tema Comunicação, Sociedade e Big Data no evento on-line de lançamento da revista Bahia Análise & Dados cujo tema é Big Data e Políticas Públicas.

Wilson falará sobre aspectos relacionados ao uso de inteligência artificial e de grandes volumes de dados e sua influência em comportamentos e decisões. O professor discute também sobre as redes sociais já estarem influenciando a vida das pessoas por meio de mensagens cifradas e direcionadas a grupos focais utilizando-se de inteligência artificial e big data.

Wilson da Silva Gomes é um daqueles intelectuais, incomuns no país, que possuem o mérito de sair dos muros da universidade. Com um excelente currículo acadêmico, é professor titular de Teoria da Comunicação na UFBA, pesquisador e orientador no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas daquela universidade. Doutorou-se em 1988 com uma tese sobre a ideia de construção da realidade no Idealismo Alemão, na Fenomenologia e na Hermenêutica. Wilson é pesquisador 1A do Cnpq, mestre e doutor em Filosofia, pela Pontificia Università San Tommaso d’Aquino (Angelicum), além de graduado em Teologia (Universitas Gregoriana) – cogitou ser padre –, ambas em Roma. Em 1998, realizou estágio pós-doutoral em Cinema, na Universidade de São Paulo. Desde 1989 ensina, pesquisa e orienta na área de Comunicação, nas especialidades de comunicação e política e democracia digital. O professor publicou 12 livros, sendo o Transformações da política na era da comunicação de massa (S. Paulo: Paulus, 2004 e 2008), o mais vendido dentre eles, publicou também Jornalismo, fatos e interesses (Florianópolis: Insular, 2009), A Política na timeline (Salvador: Edufba, 2014), A democracia no mundo digital (São Paulo: Edições do SESC, 2018), e é co-autor, com Rousiley Maia, de Comunicação & democracia: problemas e perspectivas (S. Paulo: Paulus, 2008). É também coordenador do INCT em Democracia Digital, que envolve a UFBA e mais 19 instituições de ensino superior brasileiras e 23 internacionais.

Wilson tornou-se referência também em espaços como as redes sociais. Em seus perfis no Facebook (@wilson.gomes.9883) e do Twitter (@willgomes) faz comentários diários sobre temas como democracia, redes, política e sociedade, mostrando um humor ácido e rara inteligência. Tendo os efeitos sociais dos usos da tecnologia como recente tema de sua pesquisa, foi convidado a participar de audiência da CPMI das fake news.

O evento ocorrerá na plataforma de streaming YouTube, da SEI Bahia, das 10h às 12h.

Para participar acesse o link!

Mais sobre o lançamento da revista Big Data e Políticas Públicas

Hoje, testemunhamos a crescente difusão de ferramentas e sistemas capazes de captar, tratar e analisar grandes volumes de informações, muitas vezes geradas em tempo real e de forma interativa, como nas redes sociais. O objetivo do evento é lançar a publicação, que visa provocar e contribuir para o debate sobre o uso dessas ferramentas na esfera pública. O contexto em que vivemos, com a emergência da pandemia do novo coronavírus, torna ainda mais urgente a incorporação do big data nos estudos e ações governamentais para prevenção de novas infecções, identificando padrões de comportamento, tanto do vírus quanto das pessoas.

No primeiro momento do evento, Gabriel Barbosa, especialista em Produção de Informações da SEI e membro da Coordenação Editorial da revista, fará o lançamento da publicação, apresentando os pontos e artigos abordados. Na sequência, Paulo Canas, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), palestrará sobre Big data e políticas públicas em tempos de pandemia. A programação encerrará com o professor Wilson Gomes e um momento de interação com o público através de perguntas e respostas.

Por diversas razões, inclusive por conta dos reflexos da covid-19 na sociedade global, o tema desta edição da Bahia Análise & Dados assume grande relevância e atualidade ao associar big data a políticas públicas e ao confirmar os aprendizados e autoaprendizados dos mecanismos de inteligência artificial em suas múltiplas possibilidades.

Além disso, as questões aqui abordadas revelam as faces e os riscos dos processos de comunicação em massa influenciando comportamentos e determinando cenários incertos.

Para participar acesse o link!

Curta, acompanhe e compartilhe: Instagram: https://www.instagram.com/seibahia/

Twitter https://twitter.com/seibahia –Facebook: https://www.facebook.com/SeiBahia
Linkedin https://www.linkedin.com/company/sei-bahia

Fonte: Ascom SEI

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.