• Programa Estado Solidario
  • Informações sobre a COVID-19
  • Use máscara contra o Coronavírus!
  • Ajude a localizar o Coronavírus

Notícias

08/04/2021 17:40

Combate à pandemia da Covid-19 na Bahia foi destacado em webinário

As diversas ações de combate ao coronavírus empreendidas pelo Governo da Bahia foram destacadas pelo secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, e o superintendente de Atração de Investimentos e Fomento ao Desenvolvimento Econômico da SDE, Paulo Roberto Guimarães, em mais uma edição da série de webinários “Papo de Especialista”, realizada de forma remota, nesta quinta-feira (08). Eles palestraram sobre “O Estado no Combate à Crise da Covid-19”, para os servidores estaduais que integram a carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG).

O secretário pontuou que a liderança do governador Rui Costa em todo o processo, integrando os mais diversos setores da sociedade e os gestores de todos os 417 municípios baianos, foi fundamental para que a Bahia lograsse êxito e permanecesse como um dos estados onde a pandemia causou menos impactos negativos dentre todos os estados da Federação e um dos estados que mais vacinou sua população. “O princípio básico que vem nos norteando neste combate sempre foi preservar vidas humanas e garantir o atendimento para todas as pessoas em todo o território baiano. Para isso foi montada uma grande estrutura de atendimento com investimentos maciços na área de Saúde”, destacou.

Pinheiro revelou, ainda, que foi realizado um conjunto de ações envolvendo os mais diversos setores da sociedade e da economia para unir forças e buscar alternativas para conter a pandemia, ao tempo em que também fosse priorizada a geração de renda para a população. “Foram mais de 120 reuniões que realizamos para buscar alternativas e propor ações que pudessem amenizar os impactos do coronavírus na vida dos baianos”, disse ao citar exemplos, como a campanha Viva a Feira & Feira Segura, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB). A iniciativa contempla a distribuição de 4 mil barracas e 20 mil Kits Feirantes, contendo máscaras de proteção, gorro, avental, frasco de álcool em gel e folheto informativo com os cuidados em relação ao coronavírus. “Tivemos que reconfigurar completamente as feiras livres, transferindo inclusive de lugar, propondo um maior espaçamento entre as barracas, dentre outras medidas sanitárias, para que as feiras continuassem abastecendo as mesas dos baianos e gerando renda para os feirantes e produtores agrícolas”, completou, ao citar a aquisição e distribuição de mais de 15 milhões de máscaras, cuja produção gerou renda para milhares de baianos.

O secretário relatou, ainda, a necessidade de garantir a eficientização do gasto público, a partir da integração de políticas públicas das mais diversas secretarias de estado. “Realizamos diversas reuniões com todas as secretarias. Inclusive tivemos que realizar a revisão do Plano Plurianual, com adequações à realidade econômica e fiscal do estado, e da própria Lei Orçamentária Anual (LOA), priorizando a área de Saúde mas também projetos estruturantes como vetores de desenvolvimento e integração regional, a exemplo da Ponte Salvador-Ilha de Itaparica, dos projetos de mobilidade urbana e interurbana, manutenção e construção de novas estradas, ações nas áreas de infraestrutura hídrica e esgotamento sanitário, de incentivo à produção da agropecuária com ênfase na agricultura familiar, assim como na recuperação de setores mais afetados pela pandemia. Só podemos gerar renda para a população com a realização de investimentos e só vamos ter arrecadação se tiver consumo das famílias”, disse Pinheiro.

O superintendente de Atração de Investimentos e Fomento ao Desenvolvimento Econômico da SDE, Paulo Guimarães, destacou a parceria entre o Governo do Estado, empresas e a sociedade para o enfrentamento da pandemia. “Contamos com apoio de mais de 100 empresas, que doaram, por exemplo, 69 mil litros de água sanitária e 190 mil unidades de máscaras, de diversos tipos. Contudo, tivemos que  enfrentar num primeiro momento pessoas e empresas que queriam ganhar mais, que queriam se aproveitar do momento, e chegamos ao ponto de pensar até em confisco de material, como o álcool”, afirmou, lembrando que no final a solidariedade do empresariado baiano falou mais forte.

Ainda durante a sua explanação, ele lembrou do trabalho articulado entre a SDE, Seplan e o Corpo de Bombeiros Militar nas ações de desinfecção de espaços, como as feiras, mercados e unidades do SAC,  e na distribuição de máscaras em locais de grande circulação de pessoas, como as estações de metrô. Guimarães também citou a exitosa parceria com o Senai Cimatec na produção de túneis de desinfecção e recuperação de respiradores mecânicos e bombas de infusão de UTIs, dentre outras iniciativas.

O ciclo de webinários é uma realização da Universidade Corporativa do Servidor Público, por meio da Coordenação de Desenvolvimento do Servidor e Ensino a Distância, e integra o Programa de Formação e Aperfeiçoamento de Carreira (PFAC), destinado a EPPGGs.  O evento teve como debatedor o coordenador executivo de projetos especiais da Seplan, Antônio Alberto Valença.

Fonte: Ascom Seplan

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.